Ministra da Defesa neerlandesa preocupada com violência armada nos EUA

Isto depois de um soldado neerlandês ter morrido na sequência de um desentendimento, em Indianápolis.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
31/08/2022 11:06 ‧ 31/08/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

A ministra da Defesa dos Países Baixos, Kajsa Ollongren, expressou na terça-feira a sua preocupação a propósito da violência armada nos Estados Unidos, na sequência de um tiroteio que matou um soldado holandês e deixou outros dois feridos em Indianápolis. 

"Fazemos muitos treinos dos nossos militares nos Estados Unidos e, realmente, não esperamos que isto aconteça. Por isso, é muito, muito preocupante para nós", afirmou a governante, em declarações à Associated Press à saída de uma encontro de ministros da União Europeia que decorre, desde ontem, em Praga, na República Checa.

A ministra recusou-se a fornecer comentários adicionais sobre o caso enquanto decorrem as investigações, embora tenha apontado que existe um "bom contacto" entre a polícia militar neerlandesa e as autoridades em Indianápolis.

"Lemos coisas nos meios de comunicação social, ouvimos o que o presidente da câmara disse, mas sentimos que é muito importante que haja uma investigação verdadeiramente minuciosa. Portanto, estamos à espera disso até comentarmos o que realmente aconteceu", revelou ainda à Associated Press.

Kajsa Ollongren explicou ainda que o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, a contactou na segunda-feira "para expressar os seus lamentos e as suas condolências".

As declarações foram proferidas depois de um membro do Corpo de Comando holandês, de 26 anos de idade e identificado como Simmie Poetsema, morreu na sequência dos ferimentos causados pelo tiroteio, "rodeado pela família e colegas", segundo a informação avançada pelo Ministério da Defesa dos Países Baixos na segunda-feira, numa declaração.

Simmie Poetsema e outros dois colegas (que resistiram ao ataque) terão sido baleados durante aquilo que as autoridades consideram ter sido um desentendimento no exterior do hotel em que estavam hospedados. O incidente ocorreu por volta das 3h30 da manhã (8h30 em Portugal continental) de sábado, na zona de diversão noturna da cidade.

Os três soldados envolvidos, com ferimentos de bala, foram depois levados para unidades hospitalares, onde receberam os cuidados médicos necessários. 

Tal como explicado inicialmente pelo referido Ministério, os três soldados faziam parte do Corpo de Comando neerlandês e estavam nos Estados Unidos para participarem em exercícios de treino. O incidente terá decorrido, de acordo com a mesma tutela, durante o seu tempo de folga.

Entretanto, foi detido um jovem de 22 anos, identificado como Shamar Duncan, foi detido, por suspeitas do seu envolvimento 

Leia Também: Um dos soldados holandeses baleados em tiroteio nos EUA acaba por morrer

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas