EUA felicitam "povo do Brasil" pelo bicentenário da independência
O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, felicitou hoje o Brasil pelo 200.º aniversário da independência, sublinhando que "as duas maiores democracias do hemisfério ocidental" partilham "o compromisso de apoiar a democracia em toda a região".
© Lusa
Mundo EUA
"Os Estados Unidos oferecem os seus melhores votos ao povo do Brasil pela celebração do bicentenário da sua independência", afirma Blinken numa nota divulgada pelo Departamento de Estado norte-americano.
"Sendo as duas maiores democracias do hemisfério ocidental, os Estados Unidos e o Brasil partilham o compromisso de apoiar a democracia em toda a região e demonstrar os seus benefícios para todos os povos", acrescenta a nota da diplomacia dos EUA.
O chefe de diplomacia norte-americana sublinha ainda que "os Estados Unidos e o Brasil continuam a trabalhar no aprofundamento da relação estratégica e económica vital" e que, "juntos, os [dois] países podem assegurar a paz e segurança regionais, fazer avançar os direitos humanos e a justiça racial, e construir um futuro seguro, saudável, sustentável, e próspero para as gerações vindouras".
Em 7 de setembro de 1822, D. Pedro I do Brasil e IV de Portugal proclamou a independência do país, que é hoje um gigante da América do Sul, nas margens do Rio Ipiranga.
Leia Também: Navio-Escola da Marinha do Brasil celebra Bicentenário do país em Lisboa
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com