Pelo menos cinco mortos no sismo de domingo na Papua Nova Guiné

Pelo menos cinco pessoas morreram em aluimentos de terra no nordeste da Papua Nova Guiné, desencadeados pelo sismo de magnitude 7,6, registado no domingo, indicou a ONU.

NotíciaVídeo

© Reprodução Twitter

Notícias ao Minuto com Lusa
12/09/2022 06:22 ‧ 12/09/2022 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Papua Nova Guiné

Subiu para cinco o número de vítimas mortais na sequência do sismo de magnitude 7,6 que ocorreu, no domingo, no nordeste da Papua Nova Guiné, informa a estação de televisão Al Jazeera.

No domingo, o Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU (OCHA), em coordenação com autoridades locais e outras agências humanitárias, tinha já relatado em comunicado "quatro mortos: em Rai Coast [província de Madang] e três em Wau [província de Morobe] (...) soterrados em aluimentos de terra".

A OCHA indicou que pelo menos quatro pessoas ficaram feridas na sequência do sismo de magnitude 7,6, responsável também por danos materiais "moderados a graves" em edifícios e infraestruturas.

No domingo, um sismo de magnitude 7,6 atingiu a Papua Nova Guiné. O epicentro situou-se a 63 quilómetros da cidade montanhosa de Kainantu, uma área em grande parte despovoada, a cerca de 400 quilómetros a nordeste da capital Port Moresby. O hipocentro do sismo localizou-se a 61 quilómetros de profundidade.

No mesmo dia, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) emitiu um aviso de tsunami, posteriormente levantado.

A ilha da Nova Guiné, cuja metade ocidental pertence à Indonésia, situa-se no chamado "anel de fogo" do Pacífico, zona de grande atividade sísmica e vulcânica, onde são registados milhares de sismos por ano, na maioria dos casos de magnitude fraca a moderada.

Em fevereiro de 2018, um sismo de magnitude 7,5 causou mais de 145 mortos e centenas de feridos numa zona montanhosa remota da Papua Nova Guiné.

Leia Também: Dois mortos no sismo de magnitude 7,6 na Papua Nova Guiné

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas