Xi Jinping sairá da China pela 1.ª vez 'depois da Covid' para ver Putin
A viagem terá como pano de fundo o confronto da Rússia com o Ocidente sobre a Ucrânia, a crise em Taiwan e uma economia global bastante afetada.
© Reuters
Mundo China
O presidente chinês Xi Jinping está prestes a deixar o país em visita oficial pela primeira vez, 'depois' da pandemia da Covid-19, numa viagem à Ásia Central - onde se encontrará com Vladimir Putin.
A viagem terá como pano de fundo o confronto da Rússia com o Ocidente sobre a Ucrânia, a crise em Taiwan e uma economia global bastante afetada neste momento. De acordo com a agência Reuters, o líder chinês inicia a sua visita no Cazaquistão, esta quarta-feira.
O encontro com Putin será, por sua vez, na cimeira da Organização de Cooperação de Xangai, em Samarcanda, uma cidade histórica para a China no contexto da Rota da Seda.
Pouco se sabe sobre os objetivos do encontro, porém, o assessor de política externa de Putin, Yuri Ushakov, disse em conferência de imprensa na semana passada que o presidente russo deveria encontrar-se com Xi na cimeira - sem dar detalhes sobre negociações em curso entre os dois países. Do lado da China não foi revelada a agenda de Xi, durante toda a viagem.
Recorda-se que esta reunião dará a Xi uma oportunidade de mostrar a sua influência como líder e a Putin a oportunidade de demonstrar a sua ligação à Ásia num momento em que o Ocidente lhe virou as constas com sanções.
Leia Também: Exército ucraniano diz que controlou "mais de 20 localidades" em 24 horas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com