De acordo com uma informação obtida, esta segunda-feira, pela agência Reuters, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, planeia apresentar na Organização das Nações Unidas (ONU) um plano para a paz entre a Ucrânia e a Rússia.
De acordo com o meio alemão DW, o governante terá anunciado em conferência de imprensa, na semana passada, que "a proposta está a ser trabalhada e será apresentada quando for a vez do México intervir agora em setembro, na ONU". O plano será apresentado pelo ministro dos negócios estrangeiros mexicano, Marcelo Ebrard.
Na mesma intervenção Obrador referiu também que a proposta dirá que "a paz deve ser procurada, porque o trabalho para evitar esta guerra não foi feito nem pelos líderes das potências nem pela ONU". E por isso, propõe cinco anos de tréguas "para os governos atenderem às necessidades das pessoas".
Recorde-se que esta proposta acontece num momento em que o México é atualmente um membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU e além disso, desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, López Obrador declarou a sua "neutralidade" e rejeitou sanções contra Moscovo.
Leia Também: Portugal deu 52 mil proteções temporárias a pessoas que fugiram da guerra