O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, garantiu hoje que os EUA nunca reconhecerão os referendos da quatro regiões ocupadas pelos russos na Ucrânia.
"Os Estados Unidos nunca reconhecerão o território ucraniano como nada além de parte da Ucrânia. Os referendos da Rússia são uma farsa, um falso pretexto para tentar anexar partes da Ucrânia à força em flagrante violação do Direito Internacional, incluindo a Carta das Nações Unidas", disse Biden em comunicado.
O presidente norte-americano afirmou ainda que continuará a trabalhar com aliados para "impor custos económicos adicionais rápidos e severos à Rússia", tal como já tinha sido referido anteriormente pela Casa Branca.
Recorde-se que Donetsk, Luganks, Kherson e Zaporíjia são as quatro zonas controladas por russos que vão a referendo entre hoje e dia 27 de setembro para serem anexadas à Rússia.
A generalidade da comunidade internacional já adiantou que rejeitará qualquer resultado destes referendos classificando-os como "falsos" e não lhes conferindo qualquer legitimidade.
Os referendos não são aceites pelo Direito Internacional e serão rejeitados pelo Ocidente.
Leia Também: EUA ameaçam com mais sanções económicas caso Rússia avance com anexação