Volodymyr Zelensky, o presidente da Ucrânia, reagiu, esta sexta-feira, ao ataque em Zaporíjia que hoje vitimou 23 pessoas. "O estado terrorista [Rússia] dispara mísseis contra a população civil em Zaporíjia, Mykolaiv e Dnipropetrovsk. Atinge regiões ucranianas com vários mísseis e drones", começou por apontar nas redes sociais.
"Os ocupantes dispararam 16 mísseis contra Zaporíjia e arredores apenas esta manhã", vincou, acrescentando que tal "só pode ser feito por completos terroristas, que não deveriam ter lugar no mundo civilizado!"
Para o chefe de estado, "o inimigo enfurece-se e tenta vingar-se da nossa firmeza" e "pelos seus fracassos". "Cinicamente destrói ucranianos pacíficos. Escória sanguinária! Com certeza vão responder por cada vida ucraniana perdida!", fez questão de sublinhar.
Ver esta publicação no Instagram
Vinte e três pessoas morreram e 28 ficaram feridas num ataque com mísseis russos a um comboio humanitário perto de de Zaporíjia, disse hoje o governador da região do sul da Ucrânia, Oleksandr Starukh.
Num comunicado divulgado através da plataforma Telegram, Starukh disse que as forças russas atacaram um comboio humanitário que seguia em direção ao território ocupado pela Rússia. O governador publicou ainda imagens de veículos queimados e corpos caídos na estrada.
O ataque acontece no dia em que Moscovo se prepara para anexar Zaporijia e outras três regiões ucranianas: Lugansk, Donetsk e Kherson.
Leia Também: AO MINUTO: Ataque em Zaporíjia mata 23; Putin formaliza hoje anexação