"Arma do Apocalipse". NATO lança alerta por movimentações de submarino

Teme-se que a missão do Belgorod seja testar, pela primeira vez, o míssil Poseidon.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
02/10/2022 15:14 ‧ 02/10/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

Um relatório da inteligência da NATO lançou o alarme aos Aliados. O submarino nuclear russo Belgorod, que entrou em operação no passado mês de julho, 'mergulhou' nos mares do Ártico, avança o jornal italiano La Repubblica. Teme-se que a missão seja testar, pela primeira vez, o míssil Poseidon, conhecido como "arma do Apocalipse". 

De recordar que o líder da República russa da Chechénia, Ramzan Kadyrov, defendeu, no sábado, o recurso a "armas nucleares de baixa potência" por parte da Rússia, para reforçar os esforços de invasão da Ucrânia.

"Na minha opinião, medidas mais drásticas devem ser tomadas, incluindo a declaração de lei marcial nas áreas de fronteira e o uso de armas nucleares de baixa potência", disse Kadyrov, numa mensagem na rede social Telegram, onde condenou o "nepotismo" no seio do exército russo.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas - mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,4 milhões para os países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa - justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

Leia Também: AO MINUTO: "Lyman completamente livre"; O apelo do Papa Francisco a Putin

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas