"A Rússia não tem hipótese de vencer esta guerra", diz Zelensky

O chefe de Estado apelou, contudo, para que os ucranianos "limitem o uso de eletrodomésticos que usam muita eletricidade", ainda que tenha assegurado que os ataques russos às infraestruturas de energia do país "não vão parar" os avanços da Ucrânia.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
22/10/2022 22:51 ‧ 22/10/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Ucrânia/Rússia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, realçou, este sábado, que os ataques por parte das forças russas às infraestruturas de energia do país "não vão parar" os avanços dos "defensores" da Ucrânia, salientando que o exército ucraniano está a progredir "diariamente". Considerou, por isso, que o país está "unido", e que a população sabe que "a Rússia não tem hipótese de vencer esta guerra".

"Quero enfatizar: nem este ataque dos terroristas nem quaisquer outros ataques semelhantes pararão os nossos defensores. Os propagandistas russos mentem quando dizem que esse terror contra a nossa infraestrutura e o nosso povo pode, de alguma forma, atrasar as ações dos nossos militares ou criar algumas dificuldades para a nossa defesa. Os ucranianos estão unidos e sabem que a Rússia não tem hipótese de vencer esta guerra. As nossas forças de segurança estão a receber tudo o que precisam para defender o país e estão a avançar todos os dias – saliento – todos os dias", disse, no seu habitual discurso noturno à nação.

Face ao anúncio de que mais de um milhão de habitações estão sem eletricidade na Ucrânia, na sequência de ataques russos às infraestruturas elétricas do país, o chefe de Estado apelou, contudo, para que os ucranianos "limitem o uso de eletrodomésticos que usam muita eletricidade", particularmente "durante as horas de pico de consumo, de manhã e ao final do dia".

"A estabilidade da indústria elétrica do nosso país inteiro depende de cada cidade e distrito da Ucrânia", justificou.

Este sábado, o operador elétrico ucraniano Ukrenergo adiantou que as tropas russas levaram a cabo "outro ataque com mísseis contra instalações energéticas das principais redes elétricas das regiões ocidentais da Ucrânia", salientando que "a magnitude dos danos é comparável ou pode superar as consequências dos ataques de 10 a 12 de outubro". Garantiu, contudo, que as suas equipas de reparação vão começar os trabalhos de restabelecimento de energia assim que os serviços de emergência terminem o seu trabalho.

De notar que, entre 10 e 18 de outubro, 408 instalações da infraestrutura ucraniana foram atingidas pelas forças russas, e um terço das centrais elétricas da Ucrânia foram danificadas. Perante a escassez de energia elétrica, a Ucrânia viu-se obrigada a introduzir cortes de luz.

Leia Também: Mais de um milhão de casas sem eletricidade, diz conselheiro de Zelensky

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas