Rusty - o panda vermelho que fugiu do Parque Zoológico de Smithsonian, nos Estados Unidos da América (EUA) e andou a vaguear pelas ruas de Washington DC, em 2013 - morreu, no passado dia 14 de outubro, aos 10 anos de idade.
Segundo o Zoológico de Pueblo, onde o animal habitava atualmente, a causa da morte não é conhecida. “Era um embaixador maravilhoso para a espécie e um panda divertido e independente”, afirmou fonte do parque num comunicado, citado pela imprensa norte-americana.
O pequeno mamífero foi notícia em junho de 2013, quando tinha apenas 11 meses, após ter escapado do Parque Zoológico de Smithsonian. Na altura, os funcionários do parque afirmaram que Rusty deverá ter conseguido saltado a vedação após uma noite de chuvas em que os ramos da árvore “ficaram mais pesados” e permitiram que caísse para o outro lado.
Em 2019, o animal foi transferido para o Zoológico de Pueblo, depois de ter estado no Smithsonian Conservation Biology Institute para fins reprodutivos. Foi pai de duas crias: a fêmea Momo e o macho Mogwai, nascidos em agosto de 2021.
Leia Também: Zoo recebe convidados para festejar 1.º aniversário de pandas gémeos