As sondagens apontam os candidatos republicanos como favoritos para os dois cargos mais importantes que estão em jogo nas eleições intercalares de 08 de novembro: o de governador e um dos dois cargos no Senado que pertencem à Florida.
O atual governador, Ron Desantis, lidera nas intenções de voto face a Charlie Crist, o candidato democrata, que esteve nessa posição como republicano entre 2007 a 2011 e que foi congressista durante vários mandatos.
Segundo a sondagem mais recente, da Rasmussen, DeSantis está 10 pontos à frente de Crist (54%/44%) e, além disso, 61% dos eleitores, independentemente do partido, aprovam o seu mandato como governador.
A vantagem do republicano em recursos arrecadados para a sua campanha é muito maior.
O senador Marco Rubio, que terá o ex-presidente Donald Trump, conforme anunciado por este último, no comício de encerramento da sua campanha à reeleição em Miami no domingo, está à frente de Val Demings, afro-americana que foi a primeira mulher a ser chefe de polícia em Orlando, Florida.
Biden estará com Crist e Demings esta terça-feira, num evento na Florida Memorial University, uma das mais antigas universidades para a comunidade afro-americana no Estado.
Antes, o chefe de Estado norte-americano discursará num evento em Hallandale Beach, uma cidade costeira entre Fort Laudedale e Miami, no qual falará sobre a necessidade de proteger o sistema de saúde público e a redução dos preços dos medicamentos prescritos.
Os números de registo de eleitores para a eleição de 08 de novembro mostram que os inscritos como republicanos para votar na Florida são mais do que os democratas, o oposto do que é habitual.
Este dado e as sondagens que dão favoritismo aos candidatos republicanos para os cargos mais importantes em jogo levam alguns analistas a referirem que a Florida está perto de deixar de ser um dos estados "alternantes", ou seja, que não têm um padrão de voto definido, e que no atual contexto podem tornar-se numa fortaleza republicana depois das intercalares.
Nas eleições de 2020, Donald Trump, com casa em Palm Beach, venceu Biden na Florida, embora o democrata tenha sido quem conquistou a vitória total e chegou à Casa Branca em janeiro de 2021.
Trump é anunciado como convidado de Rubio, de origem cubana e que com ele concorreu nas primárias republicanas para a eleição presidencial de 2020, para o encerramento da sua campanha no Centro de Exposições e Feiras do Condado de Miami-Dade.
De acordo com alguns 'media' de Miami, DeSantis não estará neste evento, depois de num recente debate televisivo com Crist não ter respondido quando o candidato democrata o questionou insistentemente se o republicano era candidato a concorrer à Casa Branca em 2024.
Recentemente Trump referiu que "provavelmente" terá que candidatar-se em 2024.
Leia Também: Obama e Biden juntam-se na campanha dos Democratas no Pensilvânia