Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 18º

Recrutas ucranianos vão ser treinados por militares dos Países Baixos

A formação acontecerá principalmente na Alemanha e na Polónia. Para já, ainda não há data para o início dos treinos militares.

Recrutas ucranianos vão ser treinados por militares dos Países Baixos
Notícias ao Minuto

23:14 - 09/11/22 por Daniela Carrilho com Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

Os Países Baixos vão enviar entre 50 a 100 instrutores para treinar os militares ucranianos, numa "missão de assistência militar europeia". A informação foi veiculada pelo ministro da Defesa holandês, Kajsa Ollongren, citado pela The Kyiv Independent.

"Os militares holandeses vão treinar soldados ucranianos em medicina tática, descarte de munições explosivas e táticas em sistemas de armas. Também vão fornecer treinos a oficiais de estado-maior de batalhões e brigadas", afirmou Ollongren, ao mesmo meio de comunicação social.

A formação acontecerá principalmente na Alemanha e na Polónia. Para já, ainda não há data para o início dos treinos militares.

Recorde-se que a ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas - mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,8 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa - justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 6.490 civis mortos e 9.972 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

Leia Também: Ucrânia. Soldados russos de elite queixam-se da incompetência das chefias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório