"Cautela" é a palavra de ordem, mas Sunak e Zelensky estão otimistas
Respetivos líderes do Reino Unido e da Ucrânia falaram ao telefone. Apoio militar britânico vai continuar, assegurou Sunak.
© Dan Kitwood/Getty Images
Mundo Guerra na Ucrânia
Rishi Sunak, primeiro-ministro do Reino Unido, e Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, conversaram por telefone, na manhã desta quinta-feira, e duas palavras podem definir a conversa: "cautela" e "otimismo". Pelo menos esta é a leitura possível dos relatos dados por ambos os líderes.
"Os líderes concordaram que qualquer retirada russa da cidade ocupada de Kherson demonstraria um forte progresso para as forças ucranianas e reforçaria a fraqueza da ofensiva militar russa, mas é certo continuar a ter cautela até que a bandeira ucraniana seja hasteada sobre a cidade". disse um porta-voz de Downing Street, revelando que "o primeiro-ministro elogiou a bravura das forças armadas ucranianas e reiterou o apoio militar, económico e político inabalável do Reino Unido".
Rishi Sunak garantiu que Downing Street vai continuar a fornecer os ucranianos com ajuda militar, incluindo mais mil mísseis terra-ar e mais de 25 mil kits de inverno para as tropas ucranianas.
Por sua vez, continua o mesmo porta-voz, "o presidente Zelensky explicou como o apoio militar do Reino Unido está a ajudar a proteger a infraestrutura vital de energia" do país, bem como as tropas ucranianas a "avançar no campo de batalha contra a invasão injustificada de Putin".
I had a phone call with 🇬🇧 PM @RishiSunak. We discussed the multifaceted defense support for Ukraine and assistance in enduring the winter period. We also spoke in favor of the continuation of the "grain deal" and agreed positions on the eve of important international events.
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) November 10, 2022
Acordo é para continuar
Zelensky, por sua vez, contou o seu lado da história no Twitter, onde revelou ter discutido com o primeiro-ministro britânico o "apoio multifacetado da defesa à Ucrânia e a assistência para suportar o período de inverno". A conversa serviu ainda para acordar a continuidade do acordo de cereais celebrado, bem como de posições acordadas às vésperas de importantes eventos internacionais.
Foi resumido, recentemente, o acordo entre russos e ucranianos que permite a exportação de cereais através do Mar Negro, com a mediação da Turquia.
Leia Também: Reino Unido congela mais de 20 mil milhões de euros à Rússia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com