Os protestos contra o regime iraniano continuam para lá das fronteiras do país.
Este momento em particular foi registado esta segunda-feira em Doha, no Qatar, e partilhado nas redes sociais. Desta vez, não houve fogueiras nem lenços ardidos, mas os protestos começaram quando o hino do Irão estava a tocar.
Nas bancadas não se ouviram os adeptos, nem os jogadores, a entoar 'Soroud-e Melli-e Jomhouri-e Eslami-e Iran'. Enquanto os jogadores permaneceram calados durante a canção, muitos vaiaram das bancadas enquanto a canção era tocada. Nas imagens, podem ver-se também os adeptos a bater palmas à atitude, assim como a fazer o símbolo da paz com as mãos.
What BeIN sport and Qatari media refuse to show;
— Amjad Taha أمجد طه (@amjadt25) November 21, 2022
Iran fans show support for the #MahsaAmini protests at their nation's match against England in #Qatar. Protest by Iranian fans - booing their regime's national anthem ahead of match against England. #IranProtests@nytimes @GBNEWS pic.twitter.com/QYSS8rMOs9
O descontentamento é mostrado meses depois da morte de Mahsa Amini, uma jovem que foi presa pelas autoridades morais depois de usar incorretamente o véu, tendo acabado por morrer.
A situação criou vários protestos por todo o país e no estrangeiro por forma a chamar a atenção para a forma como o Irão desrespeita os direitos das mulheres. Já outras pessoas morreram na sequência destas manifestações.
Leia Também: [0-0] Inglaterra-Irão: Alteração forçada para Queiroz