Uma enciclopédia trilingue está a ajudar as crianças ucranianas a integrar-se no sistema escolar italiano. Tem oito volumes e cada edição está em italiano, inglês e ucraniano.
Segundo a notícia avançada pela EuroNews, esta segunda-feira, a enciclopédia destina-se a crianças do ensino primário, mas o principal objetivo é ajudar os alunos refugiados da Ucrânia a sentirem-se aceites na sala de aula com os novos colegas e professores.
Asia Graziano, um das responsáveis pela criação da enciclopédia da Editora Scripta Maneant, contou que "a ideia nasceu de uma necessidade concreta". "Perguntámo-nos como, à nossa maneira e à nossa escala, poderíamos dar o nosso contributo para a escola, educação e integração cultural dos recém-chegados, das crianças ucranianas que vieram para Itália e para a Europa", explicou, acrescentando que o conceito rapidamente se transformou em algo real e concreto.
A enciclopédia, que além de livros oferece conteúdos interativos para smartphones e tablets e todo o seu conteúdo em áudio, "é um lugar para o conceito de integração", referiu Asia Graziano, que denota ainda que o projeto está atento às necessidades de todas as crianças na sala de aula. "Nenhuma deve ser deixada para trás", rematou.
Em toda a Itália, dezenas de escolas e cerca de 500 bibliotecas públicas adotaram a enciclopédia trilingue e estão a dar a oportunidade às crianças ucranianas de continuar a usar a sua língua materna para estudar e aprender, graças a esta ideia simples.
Leia Também: Juros da dívida de Portugal sobem a dois, a cinco e 10 anos