"Lamentamos a morte de duas pessoas e vários feridos nos confrontos. Peço à população que mantenha a calma", disse o ministro à rádio RPP, no domingo, pouco depois de um balanço da polícia ter registado um morto e cinco feridos.
A segunda vítima mortal foi identificada como Becam Romario Quispe Garfias, de 18 anos, indicou a Comissão de Coordenação dos Direitos Humanos (CNDDHH) peruana, na rede social Twitter.
As manifestações, realizadas em várias cidades do norte e sul do país pelo quarto dia consecutivo, exigem a demissão de Boluarte, que tomou posse na quarta-feira, depois de o Congresso ter afastado o antecessor Pedro Castillo, e eleições antecipadas.
Castillo tinha ordenado a dissolução do parlamento e o estabelecimento de um governo de emergência.
Dina Boluarte, que formou Governo no sábado, lamentou a existência de vítimas e reiterou o apelo ao diálogo, em mensagem difundida no Twitter.
Veja na galeria acima algumas imagens dos protestos, bem como no vídeo abaixo.
#Peru
— CARLOS AGUIAR.geopolítica ™️®️! (@CarlosAJimnez4) December 11, 2022
Las protestas de los simpatizantes del depuesto presidente Pedro Castillo no se detienen,la represión tampoco,por si fuera poco el departamento de APURÍMAC se declaró en insurgencia popular,así las cosas se complican para DINA BOLUARTE. pic.twitter.com/VEInLQTxuy
Leia Também: Aumentam protestos no Peru pela libertação do antigo presidente