Chuva. Dezenas de estradas cortadas na região espanhola da Extremadura

Mais de 30 estradas estão cortadas na região espanhola da Extremadura, que faz fronteira com Portugal, devido à chuva, que isolou também povoações e obrigou a resgatar dezenas de pessoas de locais inundados, segundo as autoridades locais.

Notícia

© JMN/Getty Images

Lusa
13/12/2022 17:39 ‧ 13/12/2022 por Lusa

Mundo

Mau tempo

"Hoje está a ser um dia complicado na Extremadura por causa das chuvas intensas das últimas horas", reconheceu o presidente do governo regional, Guillermo Fernández Vara.

A Extremadura, que tem fronteira com a Beira Interior e o Alentejo, é a região espanhola mais afetada pelas chuvas que atingem a Península Ibérica desde segunda-feira.

Segundo as autoridades regionais, estão cortadas por causa do mau tempo mais de 30 vias, incluindo a estrada nacional que liga as cidades de Badajoz a Cáceres, que além de ter troços inundados, desmoronou parcialmente num ponto.

Também foram resgatadas de locais inundados dezenas de pessoas em toda a região, disseram as autoridades da Extremadura.

Em Mérida, outra cidade da Extremadura, o rio Guadiana já atingiu o caudal máximo.

O serviço de emergência 112 Extremadura revelou que entre a meia-noite e as 13:00 de hoje (12:00 em Lisboa) respondeu a 363 incidentes relacionados com o mau tempo e não tem registo de feridos até ao momento.

O governo regional pediu à população para ter cuidado nas deslocações e evitar andar hoje de carro, atendendo aos lençóis de água nas estradas e "a situação difícil devido às chuvas intensas".

Noutro ponto de Espanha, em Cuenca, na região de Castela La Mancha, as autoridades locais fecharam os acessos às zonas de recreio próximas dos rios Júcar e Huécar, por causa da subida dos níveis da água devido à chuva intensa das últimas horas.

Já a Confederação Hidrográfica do Douro, um organismo tutelado pelo Ministério para a Transição Ecológica e o Desafio Demográfico de Espanha, revelou que tem sob "especial vigilância" os caudais dos rios da bacia do Douro por causa das chuvas e a possibilidade de serem ultrapassados níveis de alerta em vários pontos atendendo à subida das águas.

O organismo acrescentou que se espera um aumento dos caudais que pode levar a que sejam ultrapassados os limites de "aviso hidrológico" estabelecidos para 16 rios da bacia do Douro, incluindo o caudal do próprio Douro, na província de Valladolid.

O Douro é um dos rios internacionais da Península Ibérica e tem uma gestão de caudais partilhada entre Portugal e Espanha.

"De acordo com o último relatório de inundações fornecido pelo Sistema de Informação Hidrológica do Douro (SAIH), não existem atualmente estações de controlo na bacia [em Espanha] que excedam os limiares de alerta estabelecidos", ressalvou a Confederação Hidrográfica do Douro.

A Confederação Hidrográfica do Douro é o organismo em Espanha encarregado da gestão das águas na bacia do rio Douro, que abarca mais de 83.000 quilómetros de caudais dispersos por sete regiões espanholas.

Em Portugal, os planos de cheias das bacias do Douro e do Tejo foram elevados para o aviso amarelo, segundo a Proteção Civil, que alertou hoje ainda para a possibilidade de cheias em vários outros rios e ribeiras do continente.

Leia Também: Aldeia em Ponte de Sor com acesso limitado devido a danos num pontão

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas