Dois aviões de transporte militar turco que tinham ficado retidos na Ucrânia desde o início da guerra, há já 10 meses, regressaram em segurança à Turquia esta terça-feira, segundo informou o Ministério da Defesa, reporta a Reuters.
Os dois aviões de transporte militar Airbus A400M da Força Aérea turca tinham voado para o aeroporto de Kyiv-Boryspil pouco depois da meia-noite de 24 de fevereiro - dia em que teve início, precisamente, a invasão russa sobre a Ucrânia.
O Ministério da Defesa da Turquia veio agora informar que os dois aviões tinham ido para Kyiv com o objetivo de entregar material humanitário e retitar cidadãos turcos. Porém, acabaram por ficar presos no aeroporto da referida cidade, quando o espaço aéreo ucraniano foi encerrado devido às hostilidades.
Os dois aviões deixaram o território ucraniano na tarde desta terça-feira e chegaram ao aeroporto na cidade turca de Caiseri já durante a noite, de acordo com a informação avançada na declaração do Ministério da Defesa.
A guerra na Ucrânia, que teve início a 24 de fevereiro, provocou um total de 6.755 civis mortos e 10.607 feridos, segundo os mais recentes cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU).
Leia Também: Cem mil trabalhadores digitais deixaram a Rússia este ano