Nem todas as histórias têm o final feliz que desejamos e a de Kucheza é, certamente, um desses exemplos. O chimpanzé, que nasceu num jardim zoológico em Sedgwick, no estado norte-americano do Kansas, morreu inesperadamente com apenas cinco semanas.
Numa publicação divulgada nas redes sociais, o zoo revelou que Kucheza foi encontrado sem vida, "embalado nos braços da sua mãe", na quinta-feira de manhã, 22 de dezembro.
"É com a maior tristeza que temos de anunciar o falecimento repentino e inesperado de Kucheza, chimpanzé de 5 semanas. Os tratadores encontraram Kucheza morto e embalado nos braços da sua mãe, Mahale, quando chegaram ao zoológico esta manhã", lê-se.
Na mesma publicação, o espaço indicava que Mahale ainda não estava "pronta para se separar dele", mas que a equipa faria uma avaliação médica para "determinar a causa da morte", assim que possível.
É de realçar que Kucheza, que significa 'brincar' em suaíli, nasceu no passado dia 15 de novembro, por cesariana. O seu nascimento encantou vários utilizadores, uma vez que o zoo havia partilhado um vídeo emocionante do recém-nascido, a regressar aos braços da mãe, após dois dias em observação médica.
"O amor de Mahale por Kucheza foi e continuará a ser sentido por milhares de milhões de pessoas ao redor do mundo. Nas suas poucas semanas de vida, Kucheza trouxe alegria e luz para muitos, e gerou uma oportunidade de educar o mundo sobre os chimpanzés, os perigos que eles enfrentam na natureza e, o mais importante - por que devemos importar-nos", acrescentou o zoo.
Kucheza foi o terceiro filho de Mahale, de 28 anos.
Leia Também: Quatro chimpanzés 'à solta' em zoo na Suécia. Três acabam abatidos