Subiu para pelo menos 50 o número de mortes associadas à tempestade 'Elliot', que continua a atingir os Estados Unidos e o Canadá, deixando muitas casas submersas pela neve e dezenas de milhares de habitações e empresas privadas de energia.
Os EUA registaram 46 mortes, 18 das quais no estado de Nova Iorque, onde a cidade de Buffalo foi duramente atingida pela neve.
De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia, caiu quase um metro e meio de neve no aeroporto de Buffalo no domingo. No sul da cidade, caía cerca de dois a três centímetros de neve por hora.
As vítimas da tempestade na região incluem pessoas encontradas na rua dentro ou fora dos carros, enquanto equipas de resgate lutavam contra a neve para conseguir ajudar.
A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, informou que quase todos os camiões dos bombeiros da cidade ficaram retidos e classificou esta como a "tempestade mais devastadora da longa história de Buffalo".
O departamento de polícia de Buffalo chegou mesmo a apelar, através de uma publicação online, para que a população evitasse conduzir, uma vez que as estradas estavam intransitáveis e os meios de busca e resgate eram "muito limitados".
Storm Latest: Blizzard conditions continue in the City of Buffalo making driving virtually impossible. People should stay off the roads until further notice. EMS service is very limited. Please stay off the roads.
— Buffalo Police Dept (@BPDAlerts) December 24, 2022
O tráfego aéreo também está a ser afetado pelas condições meteorológicas. Milhares de voos domésticos e internacionais foram cancelados nos últimos dias.
Travel conditions remain challenging in the Great Lakes & Northwest. Additional heavy lake effect snow impacts already hard-hit locations. Warm air over entrenched arctic air is producing significant icing in the Northwest. Light wintry mix/snow will move across the central U.S. pic.twitter.com/C8IyFk8x91
— National Weather Service (@NWS) December 25, 2022
Embora 94,5% dos residentes do condado de Erie e 87% dos residentes de Buffalo tenham visto a eletricidade reposta até à noite de domingo, há ainda 12.000 casas sem energia e muitas não terão luz nem aquecimento de volta antes de terça-feira.
As previsões para esta segunda-feira continuam a ser de queda de neve e temperaturas baixas em Buffalo, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia.
Leia Também: Número de mortes provocadas por tempestade nos EUA sobe para 34