Três autocarros com cerca de cem migrantes, a maioria mulheres e crianças, foram deixados nas imediações do Observatório Naval dos Estados Unidos da América (EUA), a residência oficial da vice-presidente Kamala Harris. O caso aconteceu na noite de sábado, numa altura em que a capital norte-americana enfrenta temperaturas mínimas recorde.
Os veículos foram enviados pelo governador republicano do estado do Texas, Greg Abbott, que tem enviado dezenas de autocarros com migrantes para Estados governados por democratas, desde abril, como forma de protesto contra a política de imigração do presidente Joe Biden.
Alguns migrantes chegaram a Washington vestidos apenas com uma camisa - conforme pode ver na galeria acima - em plena tempestade de inverno que atingiu o país, causando o Natal mais frio das últimas décadas.
As pessoas foram rapidamente auxiliadas por organizações sociais e encaminhadas para uma igreja local. Segundo revelou um voluntário à CNN, os migrantes são requerentes de asilo oriundos do Equador, Cuba, Nicarágua, Venezuela, Peru e Colômbia.
A Casa Branca já reagiu ao incidente, descrevendo a transferência de migrantes como “uma cruel, perigosa e vergonhosa proeza”. “O governador Abbott abandonou crianças na berma da estrada em temperaturas abaixo de zero na véspera de Natal sem coordenar com nenhuma autoridade federal ou local”, disse o porta-voz da Casa Branca, Abdullah Hasan, numa declaração à imprensa norte-americana.
Hasan reiterou que o governo está “disposto a trabalhar com qualquer pessoa - tanto republicana como democrata - em soluções reais, como a reforma completa da imigração e as medidas de segurança nas fronteiras que o presidente Biden enviou ao Congresso no seu primeiro dia de mandato”. No entanto, alertou, que “estes jogos políticos não conseguem nada e apenas põem vidas em perigo”.
Sublinhe-se que, segundo a imprensa local, nos últimos dias, milhares de pessoas cruzaram a fronteira com o México e muitas concentraram-se na cidade de El Paso (Texas), onde tiveram de dormir ao ar livre, apesar das baixas temperaturas.
Leia Também: EUA. Homem mata a esposa e tira a própria vida no Colorado