Kabosu, a 'cara' do meme 'Doge', foi diagnosticada com leucemia

A cadela recebeu também o diagnóstico de colangiohepatite aguda, uma doença hepática caracterizada pela inflamação das vias biliares.

Notícia

© Atsuko Sato

Notícias ao Minuto
28/12/2022 17:14 ‧ 28/12/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Meme

Kabosu, a cadela da raça japonesa Shiba Inu por detrás do meme ‘Doge’, "não está bem". Segundo a dona Atsuko Sato, o animal foi diagnosticado com leucemia linfocítica crónica, um tipo de cancro no sangue, e com colangiohepatite aguda, uma doença hepática caracterizada pela inflamação das vias biliares.

Através da rede social Instagram, a professora explicou, na terça-feira, que Kabosu está a tomar antibióticos, tendo recuperado o apetite que tinha perdido na véspera de Natal. Já consegue, também, beber água, tal como os vídeos publicados demonstram.

Sato agradeceu ainda o apoio que têm recebido, salientando, contudo, que o fígado do animal está "muito mal", e que a cadela aparenta ter icterícia.

Recorde-se que Kabosu tornou-se uma sensação da Internet em meados de 2010, depois de uma foto publicada pela dona, na qual aparecia com as patas cruzadas e a cabeça ligeiramente inclinada, ter ‘corrido’ o mundo.

Foi na plataforma Reddit que o meme ‘Doge’ nasceu, associado a frases de inglês gramaticalmente incorreto, tendo como inspiração a série de desenhos animados ‘Homestar Runner’, quando uma das personagens se refere a outra como o seu ‘D-O-G-E’.

O meme voltou a estar nas bocas do mundo com a popularidade da Dogecoin, uma criptomoeda.

Já em 2021, o meme foi vendido em forma de NTF, por quatro milhões de dólares (cerca de quatro milhões de euros).

De notar ainda que, em 2017, um rumor circulou na Internet, dando conta da morte de Kabosu. No entanto, tudo não passou de uma partida do Dia das Mentiras.

Leia Também: A história da capa de álbum de Chico Buarque que virou meme

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas