Kyiv responde ao Kremlin: "Não há 'novos territórios'" na Rússia
"É hora de os falantes do Kremlin saírem do estado de delírio informativo".
© Getty Images
Mundo Guerra na Ucrânia
Oleksiy Danilov, secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, recorreu às redes sociais para responder ao Kremlin, que, esta quarta-feira, disse que qualquer proposta de paz que venha a ser apresentada por Kyiv deve reconhecer a anexação das regiões de Kherson, Zaporíjia, Lugansk e Donetsk.
"Não há realidades em que existam 'novos territórios' dentro da Federação Russa. É hora de os falantes do Kremlin saírem do estado de delírio informativo", escreveu o responsável ucraniano, no Twitter.
"As realidades da Rússia são vergonha, derrota e colapso. Sem ter em conta essas realidades, nenhum 'plano de paz' acontecerá. A comunicação com os demónios leva a uma infeliz queda da realidade", acrescentou ainda.
There are no realities in which “new territories within the russian federation” exist. It’s time for the kremlin talking heads to get out of the state of information delirium.
— Oleksiy Danilov (@OleksiyDanilov) December 28, 2022
Recorde-se que, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, defendeu que qualquer proposta apresentada pela Ucrânia, com o intuito de fazer cessar a guerra, deve ter em conta a "nova realidade" do país.
"Não pode haver um plano de paz para a Ucrânia que não tenha em conta as realidades atuais em relação ao território russo, com a anexação de quatro regiões pela Rússia. Os planos que não têm em conta estas realidades não podem ser pacíficos", afirmou.
Sublinhe-se que a Ucrânia já deixou claro que as negociações de paz só serão retomadas, entre outras condições, quando for respeitada a integridade territorial do país.
Leia Também: Ocidente, "encabeçado" pelos EUA, "está a lutar" contra a Rússia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com