Subiu para 19 o número de mortos no duplo atentado terrorista na Somália

O número de mortos no duplo atentado de quarta-feira com um carro armadilhado na cidade somali de Mahas, reivindicado pelos rebeldes do Al-Shebab, subiu para 19, disse à agência France-Presse um comandante de uma milícia local aliada ao poder.

Notícia

© Reuters

Lusa
04/01/2023 12:30 ‧ 04/01/2023 por Lusa

Mundo

Somália

"Dezanove pessoas, incluindo membros das forças de segurança e civis, morreram nas explosões. Os terroristas [do Al-Shebab] fizeram explodir dois carros perto de uma base militar em Mahas", uma cidade localizada a cerca de 300 quilómetros da capital Mogadíscio, disse Mohamed Moalim Adan, comandante de uma milícia locoal. Uma avaliação inicial indicou nove mortos.

O ataque, atribuído ao grupo extremista Al-Shebab, foi levado a cabo na província de Hiran, onde há vários meses começou uma vasta ofensiva contra os insurgentes islamistas conduzida por milícias de clãs e pelo exército somali.

"Os terroristas atacaram a cidade de Mahas esta manhã com veículos carregados com explosivos. Visavam uma área civil e confirmamos que nove pessoas, todas civis, morreram nas duas explosões", disse Abdullahi Adan, um oficial de segurança local.

Testemunhas contactadas pela agência France-Presse (AFP) disseram que as explosões tiveram lugar perto de um restaurante junto a um edifício da administração distrital em Mahas.

"Vi os corpos de nove civis, incluindo mulheres e crianças. Foi um ataque horrível", disse Adan Hassan, uma testemunha.

Um comandante da polícia na cidade de Mahas, Osman Nur, afirmou que "civis inocentes" foram mortos nas duas explosões, acusando o Al-Shebab de atacar civis depois de terem sido derrotados pela ofensiva governamental.

O Al-Shebab, um grupo filiado na Al-Qaida, tem vindo a lutar contra o Governo federal apoiado internacionalmente desde 2007. Expulso das principais cidades da Somália em 2011-2012, continua firmemente enraizado nas grandes zonas rurais.

Em 29 de outubro, dois carros-bomba explodiram a poucos minutos um do outro na capital Mogadíscio, matando 121 pessoas e ferindo outras 333, no ataque mais mortífero dos últimos cinco anos no país do Corno de África.

Um triplo ataque na cidade central de Beledweyne, capital da província de Hiran, também matou 30 pessoas, incluindo funcionários locais, no início de outubro, e pelo menos 21 hóspedes de um hotel de Mogadíscio foram mortos em agosto.

Leia Também: Nove mortos e vários feridos em duplo atentado em Mahas, na Somália

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas