Ucrânia? "Este é um confronto entre Rússia e NATO", diz aliado de Putin
Moscovo acusa Ocidente de querer que Rússia desapareça "do mapa político do mundo".
© Contributor/Getty Images
Mundo Guerra na Ucrânia
O secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolay Patrushev, afirmou, esta terça-feira, que Moscovo está a lutar contra a NATO, liderada pelos Estados Unidos, na Ucrânia, acrescentando ainda que o Ocidente pretende fazer a Rússia desaparecer "do mapa político do mundo".
"Os eventos na Ucrânia não são um confronto entre Moscovo e Kyiv - este é um confronto militar entre a Rússia e a NATO e, acima de tudo, os Estados Unidos e a Grã-Bretanha", disse Patrushev, numa entrevista ao jornal Argumenti i Fakti, segundo cita a Reuters.
"Os planos dos ocidentais são continuar a separar a Rússia e, eventualmente, apenas apagá-la do mapa político do mundo", acrescentou Patrushev, que é um dos aliados mais próximos d do presidente russo, Vladimir Putin.
Recorde-se que a ofensiva militar da Rússia na Ucrânia começou há quase um ano e, segundo a ONU, já foram confirmados 6.919 civis mortos e 11.075 feridos - números que estão muito aquém dos reais.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com o envio de armamento e ajuda económica e humanitária à Ucrânia e a imposição de sanções políticas e económicas sem precedentes a Moscovo.
Leia Também: Bruxelas diz que Putin fortaleceu laços UE-NATO mas invoca ameaça chinesa
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com