Zelensky avisa: Ucrânia deve "estar pronta" na fronteira com Bielorrúsia

Aviso surge depois de Kyiv já ter alertado para a possibilidade de a Rússia lançar uma nova invasão terrestre a partir da Bielorrússia.

Notícia

© Reprodução/ Presidência da Ucrânia

Notícias ao Minuto
11/01/2023 12:52 ‧ 11/01/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, avisou, esta quarta-feira, que a Ucrânia deve "estar pronta" na sua fronteira com a Bielorrússia, apesar de, para já, ver apenas o que considera "declarações poderosas" vindas do país vizinho e aliado de Moscovo.

Estes comentários do chefe de Estado da Ucrânia surgiram depois de uma visita à região de Lviv, onde foi discutida a proteção da fronteira e a segurança no noroeste da Ucrânia, já depois de Kyiv ter alertado para a possibilidade de a Rússia lançar uma nova invasão terrestre a partir da Bielorrússia.

"Discutimos a proteção das fronteiras do estado, a situação operacional na fronteira com a República da Bielorrússia e as medidas contra subversivas nesses territórios", disse Zelensky, numa mensagem divulgada no Telegram.

"Entendemos que, além de declarações poderosas, não vemos nada poderoso lá, mas, no entanto, devemos estar prontos tanto na fronteira, quanto nas regiões", acrescentou. 

O presidente da Ucrânia não se referiu a mais nenhum tema, nomeadamente aos combate em curso na cidade de Soledar, próxima de Bakhmut, onde pode estar prestes a confirma-se a primeira vitória simbólica das forças russas.

A invasão russa à Ucrânia, lançada a 24 de fevereiro, já causou a fuga de mais de 14 milhões de pessoas e, de acordo com os mais recentes dados da ONU, foram confirmados 6.952 civis mortos e 11.144 feridos - números que estão muito aquém dos reais.

Leia Também: Russos elegeram 3 principais políticos de 2022. Os vencedores foram...

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas