O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, James Cleverly, revelou que o Reino Unido está pronto para juntar-se a um grupo de países que procura responsabilizar criminalmente a Rússia pela invasão da Ucrânia.
Cleverly considerou que as ações da Rússia na Ucrânia são “diabólicas”.
Segundo avança o The Kyiv Independent, Londres pretende assumir o lugar de líder no grupo internacional, avaliando a viabilidade de um novo tribunal híbrido, especializado, que integraria o sistema de justiça da Ucrânia com elementos internacionais.
Em março de 2023, recorde-se, o Reino Unido e os Países Baixos vão coorganizar uma reunião internacional de ministros da Justiça, com o intuito de incentivar o Tribunal Penal Internacional nos seus trabalhos sobre a guerra da Rússia na Ucrânia.
Lançada a 24 de fevereiro, a ofensiva militar russa na Ucrânia já provocou a fuga de mais de 14 milhões de pessoas, segundo os dados mais recentes da ONU. A entidade confirmou ainda que já morreram, pelo menos, 7.031 civis, tendo 11.327 ficado feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.
[Notícia atualizada às 19h53]
Leia Também: Diretor da CIA avisa Zelensky que ajuda do Ocidente poderá diminuir