Russos garantem que sistemas Kornet podem eliminar tanques Leopard

A empresa estatal russa de tecnologia assegurou que os tanques de fabrico alemão "podem ser eliminados até com sistemas antigos".

Notícia

© Laurent Van der Stockt for Le Monde/Getty Images

José Miguel Pires
01/02/2023 11:01 ‧ 01/02/2023 por José Miguel Pires

Mundo

Guerra na Ucrânia

Os sistemas antitanque Kornet, bem como os mísseis Vikhr e Ataka e as munições Mango de 125mm podem eliminar os tanques alemães Leopard 2, garantiu a empresa estatal russa de tecnologia Rostec, citada pela agência TASS.

“O Leopard 2 é um veículo moderno e bem protegido, mas não pode ser considerado invulnerável. A experiência de combate mostrou que estes tanques podem ser destruídos mesmo com sistemas de mísseis antitanque portáteis antigos que são consideravelmente inferiores no seu desempenho às armas operacionais do exército russo, em particular, sistemas de mísseis antitanque Kornet", disse a Rostec.

Comparados com tanques russos, os Leopard, diz a empresa tutelada pelo Kremlin, carecem de armadura reativa explosiva e "portanto, são vulneráveis aos mísseis russos Vikhr e Ataka empregados por aeronaves de combate russas para eliminar com sucesso a blindagem ucraniana", disse a Rostec, citada pela TASS.

"Os tanques alemães certamente serão eliminados por projéteis Mango de 125 mm, independentemente do ângulo dos impactos: um tanque será destruído se um projétil atingir a sua blindagem frontal ou lateral. O exército russo opera tanques T-90M Proryv que ofuscam os Leopards em termos de algumas características de desempenho e podem efetivamente combatê-los", acrescentou a mesma empresa.

A 25 de janeiro, o governo alemão disse que enviaria 14 tanques Leopard 2 para a Ucrânia, dando também luz verde aos restantes países que possuem estes tanques no seu arsenal para fazer o mesmo.

Segundo a TASS explica, "o Kornet (nome do relatório da NATO: AT-14 Spriggan) é um sistema de mísseis antitanque projetado pelo Shipunov Design Bureau of Instrument-Making, com sede em Tula (parte da High Precision Systems Holding Company) para atacar tanques e outros alvos blindados, incluindo veículos de combate com blindagem reativa moderna. A arma antitanque tem alcance operacional de 100 metros a 5.500 metros durante o dia e até 3.500 metros à noite.

Recorde-se que a Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, tendo provocado, segundo a ONU, a fuga de mais de 14 milhões de pessoas. Além disso, a organização também confirmou que já morreram, pelo menos, 7.110 civis e 11.547 ficaram feridos - números muito aquém dos reais.

Leia Também: Espanha deverá enviar entre quatro a seis Leopard 2 à Ucrânia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas