O míssil Minuteman III descolou da Base da Força Espacial de Vandenberg às 23h01 de quinta-feira (07h01 de sexta-feira em Lisboa) e o seu veículo de reentrada viajou cerca de 6.800 quilómetros sobre o oceano Pacífico até Kwajalein Atoll, nas Ilhas Marshall, explicou a Força Aérea norte-americana em comunicado.
Embora este teste ocorra durante um momento de tensão nos EUA, perante os testes de mísseis da Coreia do Norte e o voo de um "balão-espião" chinês pelo território norte-americano, a Força Aérea assegurou que este se tratou de um lançamento de rotina.
"Estes testes ocorreram mais de 300 vezes antes, e este teste não é o resultado dos eventos mundiais atuais", sublinhou a força norte-americana no comunicado.
O sistema Minuteman III está em serviço há décadas e a Força Aérea dos EUA planeja substituí-lo por um novo míssil chamado Sentinel.
"Até que a capacidade total seja alcançada, em meados da década de 2030, a Força Aérea está empenhada em garantir que o Minuteman III continua a ser um dissuasor viável", destacou ainda.
Leia Também: EUA não vislumbram "ameaça direta" da Rússia à Moldova e Roménia