Oito países assumiram o compromisso de enviar tanques Leopard à Ucrânia, referiu o parlamento ucraniano, esta terça-feira, que 'fala' num "impossível" a tornar-se "possível".
O secretário da Defesa norte-americano, Lloyd Austin, confirmou que entre eles está a Alemanha, a Polónia, o Canadá, a Espanha, a Dinamarca, a Noruega, os Países Baixos e Portugal.
"O impossível torna-se possível quando existe vontade e coragem para fazer a coisa certa e tomar decisões responsáveis", escreveu o parlamento ucraniano na plataforma Telegram, acrescentando que "a coligação de tanques está a crescer e estes são passos historicamente importantes e justos".
O órgão aponta ainda que "a Ucrânia precisa de armaduras para defender a sua liberdade, libertar a sua terra dos ocupantes russos e sair vitoriosa". "Uma vitória que trará paz e segurança duradouras a toda a Europa livre e democrática!", rematou.
Recorde-se que a ministra da Defesa, Helena Carreiras, anunciou que, na quarta-feira, vai realizar-se uma reunião mais alargada com o propósito de aumentar o "esforço de guerra", incluindo doações de veículos de combate de última geração à Ucrãnia. Portugal prevê enviar três Leopard 2 até ao final de março.
Leia Também: Leopard 2? Só Portugal e Alemanha assumiram compromisso, diz ministra