Balanço de mortes após sismo na Turquia e Síria supera os 41 mil

Os números oficiais dão conta de que 38.044 pessoas não resistiram aos abalos na Turquia, ao passo que 3.688 foram dados como mortos na Síria.

Notícia

© Mehmet Kacmaz/Getty Images

Notícias ao Minuto
16/02/2023 22:02 ‧ 16/02/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Sismo na Turquia

O mais recente balanço dado pelas autoridades locais dão conta de que mais de 41 mil pessoas morreram na sequência dos dois violentos sismos que, a 6 de fevereiro, assolaram os territórios da Turquia e da Síria, reporta a AFP.

Os números oficiais dão conta de que 38.044 pessoas não resistiram aos abalos na Turquia, ao passo que 3.688 foram dados como mortos na Síria. Contas feitas, o número total de mortes ascende aos 41.732, ao passo que centenas de milhares de pessoas ficaram, também, feridas.

Numa altura em que passaram já 10 dias desde a ocorrência da catástrofe, as esperanças quanto à descoberta de sobreviventes é cada vez mais escassa - embora as equipas de resgate continuem no terreno em algumas zonas.

Porém, as autoridades turcas optaram por suspender tais operações em algumas das regiões afetadas pelos abalos, com o governo sírio a seguir o mesmo caminho em algumas das áreas que estão sob o seu controlo.

O atual balanço referente ao território turco faz deste o desastre natural mais mortífero no país, considerando o período que se seguiu ao Império Otomano. 

Recorde-se que, na sequência dos dois grandes sismos - de magnitudes 7,8 e 7,5 - que, no passado dia 6 de fevereiro, assolaram os territórios da Turquia e da Síria, têm-se registado centenas de abalos. Esta quinta-feira, registaram-se outros três de magnitudes consideráveis - de 4,7, 4,8 e 5,0.

Várias infraestruturas, por outro lado, ficaram completamente destruídas, tendo sido muitos os cidadãos de ambos os países a perder tudo aquilo que, até então, possuíam. 

Leia Também: Novo sismo (agora de magnitude 5,0) registado na Turquia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas