Bielorrússia restringe entrada de camiões polacos no seu território

A Bielorrússia restringiu hoje a entrada de camiões e tratores polacos em resposta ao encerramento da principal fronteira terrestre entre os dois países, anunciado na semana passada por Varsóvia.

Notícia

© Reuters

Lusa
17/02/2023 17:20 ‧ 17/02/2023 por Lusa

Mundo

Bielorrússia

"A decisão surge como resposta ao encerramento no passado dia 10 de fevereiro pela parte polaca da passagem fronteiriça de Bobrowniki", assinala um comunicado do Conselho de ministros.

Por sua vez, o ministério dos Negócios Estrangeiros indicou ter convocado o embaixador polaco para comunicar a medida.

"O diplomata polaco foi informado de forma civilizada sobre as medias de resposta da parte bielorrussa", assinalou o ministério.

Segundo Minsk, a responsabilidade pela deterioração das condições de trabalhos dos condutores recai totalmente sobre o Governo de Varsóvia.

Bielorrússia também indicou que vai reduzir o número de diplomatas polacos no consulado geral desse país em Grodno.

Em paralelo, a ex-república soviética advertiu que se reserva no direito a "medidas mais sérias" para proteger os seus interesses nacionais.

A Bielorrússia anunciou esta semana que iria responder ao encerramento dos postos fronteiriços por parte da Polónia e Lituânia, ao qualificá-los de "provocação económica".

"Foram adotadas decisões. Responderemos suavemente ao princípio. Se não entenderem, endureceremos o nosso comportamento. Temos influência suficiente", disse o Presidente bielorrusso, Aleksandre Lukashenko.

As declarações de Lukashenko foram proferidas após o Comité estatal fronteiriço da Bielorrússia ter denunciado na quinta-feira que a Lituânia interrompeu unilateralmente a cooperação para garantir o fluxo ininterrupto de transporte através da fronteira comum.

A decisão lituana foi acompanhada pela decisão da Polónia, anunciada na semana passada, de suspender o tráfico de mercadorias através da fronteira com a Bielorrússia e o encerramento da principal passagem entre os dois países devido a "razões de segurança".

Esta passagem, o posto de Bobrowniki, era o único que permitia o trânsito de mercadorias após o encerramento em novembro de 2021 do posto de Kuznice, devido à crise migratória entre os dois países.

Com esta medida, apenas vão permanecer abertas as passagens fronteiriças de Terespol e Kukuryki-Koroszczyn, que permite o cruzamento de veículos particulares ou a travessia a pé, mas não de camiões.

Leia Também: Bielorrússia "pronta" para construir aviões militares e apoiar a Rússia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas