BBC indiana acusada de evasão fiscal após buscas polémicas
O ministério das Finanças da Índia acusou a filial da cadeia televisiva BBC de evasão fiscal, alegando que não declarou, na sua totalidade, os lucros feitos no país.
© REUTERS/Francis Mascarenhas
Mundo Índia
A filial indiana da cadeia televisiva britânica BBC está a ser acusada de evasão fiscal pelas autoridades de Nova Deli, que a acusam de não ter declarado totalmente os seus lucros no país.
Segundo avança a agência Associated Press (AP), a noite de quinta-feira viu findar as buscas nos escritórios da emissora britânica em Nova Deli e em Mumbai, tendo os partidos políticos da oposição e outras organizações de comunicação social criticado as buscas como uma tentativa de intimidar o setor.
As críticas partem, principalmente, do 'timing' destas buscas, que aconteceram pouco depois de a BBC ter transmitido um documentário no Reino Unido que criticava o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.
“O departamento reuniu várias evidências relativas à operação da organização que indicam que os impostos não foram pagos sobre certas remessas que não foram divulgadas como receita na Índia pelas entidades estrangeiras do grupo”, disse o Conselho Central de Impostos Diretos em comunicado, alegando ter encontrado “várias discrepâncias e inconsistências” que, em conjunto com “evidências cruciais” de funcionários, evidências digitais e documentos, serão examinados mais detalhadamente.
No mesmo comunicado, as autoridades fiscais acusam a BBC de não ter pago os impostos relativos aos salários de jornalistas que trabalharam temporariamente na Índia.
Por sua vez, a BBC disse, também em comunicado, que "responderia apropriadamente a qualquer comunicação formal direta recebida". “Estamos a apoiar os nossos empregados – alguns dos quais enfrentaram longos interrogatórios ou foram obrigados a pernoitar – e o seu bem-estar é a nossa prioridade. A nossa produção voltou ao normal e continuamos comprometidos em atender o nosso público na Índia e além", afirmou ainda.
Reprimenda?
Quem se mostrou crítico das buscas e das acusações contra a BBC foi a associação Repórteres Sem Fronteiras, que, em comunicado, acusa o governo de “tentativas de reprimir os meios independentes”.
"Estes ataques parecem uma represália contra a BBC por lançar um documentário crítico ao primeiro-ministro Narendra Modi há três semanas. Aconteceram num momento em que os meios independentes estão a ser cada vez mais perseguidos e quando o pluralismo está a diminuir na Índia”, disse o grupo em comunicado na quinta-feira.
O documentário em questão, intitulado 'India: The Modi Question', foi transmitido no Reino Unido no mês passado, examinando o papel do primeiro-ministro nos distúrbios antimuçulmanos de 2002 no estado ocidental de Gujarat, na Índia, onde era ministro-chefe na época. Na altura, mais de mil pessoas foram mortas nos tumultos.
Leia Também: Autoridades indianas terminam buscas na BBC ao fim de três dias
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com