Mykhailo Podolyak, conselheiro presidencial ucraniano, defendeu, esta terça-feira, que o presidente russo, Vladimir Putin, "demonstrou publicamente a sua irrelevância e confusão", num comentário ao discurso do chefe de Estado russo em Moscovo.
"Putin demonstrou publicamente a sua irrelevância e confusão. Enfatizou que Federação da Rússia está em 'taiga deadlock', não tem soluções promissoras e não terá", começou por escrever o conselheiro de Zelensky, no Twitter, querendo dizer que as forças russas estão num impasse.
"Porque em todo o lado há 'nazis, marcianos e teorias da conspiração'... Sic transit gloria mundi ['assim transita a glória do mundo] de Putin no parlamento da Federação da Rússia", acrescentou.
Putin publicly demonstrated his irrelevance and confusion. He stressed that RF is in "taiga deadlock”, has no promising solutions and won't have any. Because everywhere there are "Nazis, Martians and conspiracy theories"...
— Михайло Подоляк (@Podolyak_M) February 21, 2023
Sic transit gloria mundi of Putin in RF’s parliament
Sublinhe-se que o discurso, primeiro sobre o Estado da Nação feito por Putin em quase dois anos, acontece três dias antes de ser assinalado o primeiro aniversário da ofensiva militar russa na Ucrânia, que teve início na madrugada de 24 de fevereiro de 2022.
O presidente russo acusou o Ocidente de querer impor à Rússia uma "derrota estratégica" na Ucrânia e acabar com o país "de uma vez por todas" e repetiu a sua tese de que o Ocidente apoia as forças neonazis na Ucrânia para consolidar uma luta anti-Estado russo.
Leia Também: Meloni visita Bucha e Irpin e diz que discurso de Putin é "propaganda"