Uma forte e invulgar tempestade de inverno atingiu na quarta-feira o território norte-americano, com partes do país a experienciarem fortes nevões, e noutras, a população teve de começar a pegar já nos protetores solares. Mais de 75 milhões de pessoas em 28 estados estão sujeitas a alertas meteorológicos parte das autoridades dos Estados Unidos, que se prolongam até sábado.
No norte, nomeadamente nos Estados do Dakota do Sul, Dakota do Norte, Minnesota e Wisconsin, a neve intensa, misturada com os ventos fortes, forçaram muitas escolas e empresas a encerrar.
No Minnesota, por exemplo, a neve pode atingir os 60 centímetros e algumas partes do estado vão mesmo registar os maiores valores de neve em 60 anos. No Montana, as temperaturas podem mesmo atingir os 22 graus negativos.
Segundo a BBC, foram cancelados mais de 1.700 voos devido à tempestade.
O vento também se fez sentir na costa ocidental norte-americana, especialmente na Califórnia, onde a areia das praias de Los Angeles 'invadiu' a cidade. Também o estado solarengo deve assistir a uma rara queda de neve.
The National Weather Service is forecasting 100 inches of snow to fall near @MtBaldyResort in a 24 period Friday-Saturday, which would absolutely smash the US 24-hour snowfall record.
— Colin McCarthy (@US_Stormwatch) February 22, 2023
The blizzard that is about to hit SoCal could truly be unprecedented. pic.twitter.com/3pu4n1XmM5
Do lado extremamente oposto do termómetro, os estados do sul registaram valores anormalmente altos para o mês de fevereiro, voltando a soar os alarmes para os problemas das alterações climáticas.
O destaque das autoridades meteorológicas vai para o estado do Texas, onde a localidade de McAllen registou uns abrasadores 35 graus Celsius. Também as cidades de Lexington (estado do Kentucky) e Nashville (no Tennessee) registaram temperaturas recorde para o mês de fevereiro, que bateram recordes com mais de cem anos.
Na capital de Washington D.C., a classe política dos Estados Unidos terá de deixar os sobretudos em casa, pois serão registados mais de 26 graus Celsius, o valor mais elevado para a época desde 1874.
O frio do Norte estende-se ainda até ao Canadá, que também viu vários voos cancelados devido aos nevões e temperaturas extremamente baixas que motivaram alertas de segurança pelas autoridades de saúde.
Leia Também: Prepare-se. Frio e neve colocam dez distritos sob aviso amarelo