OMS conseguiu fazer chegar ajuda a cerca de 120 mil pessoas na Ucrânia

Cerca de 120 mil pessoas receberam medicamentos e material médico essencial para a linha da frente de combate na guerra da Ucrânia, anunciou, esta sexta-feira, a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Notícia

© Reuters

Lusa
24/02/2023 16:43 ‧ 24/02/2023 por Lusa

Mundo

Guerra na Ucrânia

Ao longo dos 12 meses de conflito, a OMS conseguiu fazer chegar 12 comboios humanitários para mais de uma dúzia de postos de assistência, nas regiões de Kharkiv, Donetsk e Zaporíjia, transportando 'kits' de emergência médica e material sanitário, com o volume de 3.000 toneladas, para tratar traumas e doenças não transmissíveis, de acordo com um comunicado hoje divulgado pela OMS.

"A entrega desses comboios marca um momento importante para garantir que as populações tenham acesso a cuidados de saúde essenciais e outras necessidades em áreas que foram significativamente danificadas pela guerra", explicou o representante da OMS na Ucrânia, Jarno Habicht.

Segundo o comunicado, a ajuda da OMS permitiu tratar 35.000 doentes com necessidades de cirurgia de emergência, entregar 'kits' de emergência médica a 1,9 milhões de pessoas e 'kits' para doenças não transmissíveis a 5,6 milhões de pessoas e entregar 85 geradores de energia em unidades de saúde.

Foram ainda entregues 41.000 vacinas, metade das quais contra a Covid-19 e foram reaproveitados 60 autocarros para apoiar o esforço de vacinação.

A OMS doou 59 ambulâncias e entregou 4.500 produtos médicos a 11 hospitais.

"Estes suprimentos estão a salvar vidas", assegurou Habicht.

A OMS informou que mais comboios de assistência médica estão programados para chegar às zonas de mais difícil acesso na Ucrânia, em iniciativas com outras agências das Nações Unidas como o Programa Mundial de Alimentos (PAM), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), e Organização Internacional para Migração (OIM).

Leia Também: Cruz Vermelha Portuguesa acolheu quase seis mil refugiados ucranianos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas