Mulher escocesa desviou cerca de 50 mil libras da mãe idosa

Uma mulher desviou, ao longo de cinco anos, cerca de 50 mil libras da sua mãe, que se encontra num estado frágil de saúde.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
27/02/2023 15:52 ‧ 27/02/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Reino Unido

Margaret Bolland, de Renfrew, perto de Glasgow, na Escócia, desviou um total de 48.193,49 libras (cerca de 54,7 mil euros) da sua mãe entre novembro de 2014 e janeiro de 2019, após ter conseguido uma procuração para tratar os assuntos financeiros da idosa, devido à sua "incapacidade física".

Segundo o jornal britânico The Daily Record, a mulher, de 62 anos, que tem dois irmãos, recorreu a várias contas sob nomes falsos para retirar dinheiro à mãe, chamada Mary.

"De setembro de 2014 a janeiro de 2019, a acusada atuou como a única pessoa com controlo financeiro total, como a única pessoa a ter acesso aos cartões relevantes e aos meios de acesso às contas de Mary", revelou, citado pelo mesmo jornal, o procurador Jason Stark.

As preocupações da senhora idosa começaram em 2018, quando recebeu uma carta a exigir o pagamento de uma dívida de um contrato telefónico... apesar de não ter qualquer telemóvel. "Uma carta foi endereçada à acusada no endereço de Mary, apesar de residir noutro local. Era sobre uma dívida por pagar de um telemóvel no valor de 989,08 libras (cerca de 1.100 euros). Mas Mary não tinha telefone e expressou as suas preocupações ao filho, Gerald", continuou a explicar o procurador.

A partir daí, o filho, irmão da acusada, começou a suspeitar que a irmã poderia estar a enganar a mãe, até porque encontrava, várias vezes, o frigorífico da idosa vazio. Tentou, várias vezes, falar com Margaret, mas sem sucesso. Um ano depois, as autoridades tiveram acesso às várias contas controladas pela suspeita, concluindo que teriam sido desviadas cerca de 50 mil libras.

"Desviou uma quantia significativa de dinheiro de uma senhora idosa que era sua mãe numa posição de confiança, o que torna isso ainda mais desprezível", disse o xerife Gillian Craig, citado pelo Daily Record.

Bolland vai regressar ao tribunal em abril para ouvir a sentença, após a preparação de um relatório do serviço social da justiça criminal e uma avaliação da ordem de restrição de liberdade.

Leia Também: Ex-administradora de insolvência acusada de 31 crimes de peculato

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas