A ativista sueca Greta Thunberg e dezenas de outros manifestantes bloquearam, esta segunda-feira, a entrada do Ministério da Energia da Noruega, localizado em Oslo. Segundo a agência de notícias Reuters, os ativistas protestaram contra a construção de turbinas eólicas em terras tradicionalmente ocupadas pelos indígenas Sami, no norte do país.
“Os direitos indígenas, os direitos humanos, devem andar de mãos dadas com a proteção do clima e a ação climática”, disse Thunberg à Reuters, sublinhando que a transição para a energia verde não poderia custar os direitos dos indígenas.
“Isso não pode acontecer à custa de algumas pessoas. Não é justiça climática”, acrescentou.
Segundo recorda a Reuters, o Supremo Tribunal da Noruega decidiu, em 2021, que a construção de dois parques eólicos em territórios do povo Sami era ilegal e violava os direitos dos indígenas. No entanto, mais de 16 meses depois, as 151 turbinas, que fornecem energia a mais de 100 mil habitações na Noruega, continuam em funcionamento.
“Compreendemos que este caso é um fardo para os criadores de renas”, disse o ministro da Energia e Petróleo, Terje Aasland, numa declaração à Reuters. “O ministério fará o que puder para contribuir para a resolução deste caso e que não levará mais tempo do que o necessário”, sublinhou.
Veja o vídeo do protesto na galeria acima.
Leia Também: Fundação de Greta Thunberg doa 275 mil euros para deslocados pelo clima