Oftalmologista salva vida a criança de nove anos com teste de rotina
O profissional encontrou uma acumulação de líquido que exigiu cirurgia cerebral de emergência, e que poderia ter causado uma convulsão.
© Shutterstock
Mundo Reino Unido
A vida de Poppy-May Leeds, de nove anos de idade, pode muito bem ter sido salva por um oftalmologista que, num teste de rotina, encontrou uma acumulação de líquido que exigiu uma cirurgia cerebral de emergência.
Mrudang Patel percebeu, ao examinar a menina, que algo não estava certo, tomando uma série de medidas que lhe terão salvado a vida.
Poppy-May foi levada para uma clínica oftalmológica de emergência, onde foi submetida a uma ressonância magnética. Uma vez recebidos os resultados, foi transferida de ambulância para o King's College Hospital, em Londres, onde os cirurgiões drenaram o excesso de fluido causado por um bloqueio no cérebro.
Os profissionais de saúde instalaram ainda um estilo de reservatório, para ajudar em caso de novo excesso de fluído.
Patel, que realiza estes exames há 16 anos, disse, citado pelo jornal britânico The Mirror: "Somos treinados para observar uma série de condições, mas esta era muito rara. Fiquei preocupado quando vi uma aparência de papiledema. Este é o termo para o inchaço dos nervos óticos na parte posterior do olho como resultado do aumento da pressão intracraniana, e é por isso que encaminhei Poppy-May para atendimento médico urgente."
O oftalmologista disse estar "muito feliz" por ter ajudado a criança, que deverá estar em período de recuperação nos próximos seis a 12 meses.
"Somos muito gratos, porque poderia ter terminado de uma maneira tão diferente. Os médicos disseram que era possível que ela tivesse nascido com a doença, e que ela esteve muito perto de ter uma convulsão que poderia tê-la matado", disse a mãe da criança.
Leia Também: Cinco dicas que vão ajudá-lo a lidar com rugas nos olhos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com