Mais de metade da população mundial estará acima do peso ou obesa até 2035. O alerta é da Federação Mundial para a Obesidade, que considera, num relatório citado pela agência de notícias Reuters, que tem de ser tomada uma “ação significativa”.
O relatório prevê que 51% da população mundial sofra de excesso de peso ou obesidade em 12 anos, com as taxas de obesidade a aumentar particularmente rápido entre as crianças e nos países com rendimentos mais baixos. A obesidade infantil poderá atingir 208 milhões de rapazes e 175 milhões de raparigas.
“É particularmente preocupante ver as taxas de obesidade a aumentar mais rapidamente entre as crianças e adolescentes”, afirmou a presidente da Federação Mundial para a Obesidade, Louise Baur, em comunicado.
“Os governos e decisores políticos de todo o mundo precisam de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para evitar passar os custos de saúde, sociais e económicos para a geração mais jovem”, acrescentou.
Segundo a responsável, os custos de saúde associados ao excesso de peso podem atingir os quatro triliões de dólares anuais até 2035.
Em 2020, a percentagem de população com excesso de peso ou obesidade situava-se nos 38%, ou seja, 2,6 mil milhões de pessoas.
Leia Também: Morreu de obesidade mas podia ter ido aos Paralímpicos, diz treinador