Aleks, um husky da Sibéria, foi retirado com vida dos escombros de um edifício na cidade de Antakya, na sul da Turquia, 23 dias após os sismos que assolaram o país.
Segundo revela a estação norte-americana CBS News, após o resgate, o animal foi entregue a uma associação turca de proteção dos animais.
Nas redes sociais, circula um vídeo - que pode ver na galeria acima - do momento em que as equipas de resgate tentam salvar o cão.
“Será que ele vem?”, ouve-se um socorrista a questionar, citado pela CBS, enquanto está agachado dentro de um pequeno buraco nos escombros.
“Aleks, vem, querido”, chamou.
O animal consegue então sair do buraco e ouvem-se os socorrias a celebrar. “Muito bem, meu filho”, disse o socorrista.
Já fotografias, divulgadas pela agência de notícias turca Anadolu, mostram os socorristas a abraçar o cão, que aparenta estar bem de saúde.
Sublinhe-se que a 6 de fevereiro, um sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter atingiu fortemente o sudeste da Turquia e o norte da vizinha Síria. Foi seguido de várias réplicas, umas das quais de magnitude 7,5.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), pelo menos 50.000 pessoas morreram nos terramotos nos dois países, incluindo cerca de 6.000 pessoas na Síria.
Leia Também: Cavalo resgatado dos escombros 21 dias após o sismo na Turquia