"Fraturas, amputações". Milhares têm ferimentos complexos devido à guerra

Segundo Satish Mishra, da OMS, os ferimentos incluem fraturas, amputações, lesões da medula espinal, lesões cerebrais traumáticas e queimaduras.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
07/03/2023 21:09 ‧ 07/03/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

OMS

Milhares de pessoas na Ucrânia sofreram ferimentos complexos relacionados com guerra e precisam de serviços de reabilitação e equipamentos para ajudá-los, revelou uma autoridade sénior da Organização Mundial da Saúde (OMS), esta terça-feira.

Segundo Satish Mishra, da OMS, citado pela Reuters, os ferimentos incluem "fraturas, amputações, lesões da medula espinal, lesões cerebrais traumáticas e queimaduras".

Os ataques a instalações de saúde, menos profissionais de saúde e falta de energia estão a dificultar o atendimento às pessoas, "daí a necessidade urgente de serviços de reabilitação", elucidou.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de oito mil civis morreram e cerca de 13 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates. 

Leia Também: Presidente bielorrusso confirma ataque a avião de guerra russo em Minsk

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas