O presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, conversou, esta terça-feira, com o seu homólogo francês, Emmanuel Macron, através de chamada telefónica, anunciou a Casa Branca.
Numa declaração, citada pela Sky News, é revelado que os dois líderes discutiram o seu apoio à Ucrânia, incluindo o seu empenho em continuar a assistência à segurança de Kyiv e em "impor custos à Rússia pela sua agressão".
Biden e o Macron também discutiram os seus "esforços partilhados" para enfrentar os desafios colocados pela China.
Os dois falaram ainda da cooperação entre os EUA e a França na região Indo-Pacífico, bem como da "aceleração da transição para economias de energia limpa", concluiu a Casa Branca.
O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.
A ONU confirmou que mais de oito mil civis morreram e cerca de 13 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.
Leia Também: Pró-ucranianos atacarem Nord Stream? "Teorias da conspiração divertidas"