Mulheres ucranianas que "entraram no exército partiram um teto de vidro"

As mulheres ucranianas eram proibidas de combater antes da guerra, mas muitas acabaram por se juntar ao exército de Kyiv após a invasão da Rússia.

Notícia

© Andreas Gora - Pool/Getty Images

Notícias ao Minuto
08/03/2023 08:51 ‧ 08/03/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, elogiou as mulheres ucranianas no âmbito do Dia Internacional da Mulher, que se celebra esta quarta-feira, destacando aquelas que se juntaram ao exército ucraniano para defender o país.

"Honro as mulheres que são uma inspiração para todos nós. As mulheres da Ucrânia. Aquelas que, ao ingressar no exército, partiram um teto de vidro ['glass ceiling'] sobre a cabeça dos invasores russos e aquelas que se tornaram forças inquebráveis ​​para o bem, como Zelensky", refere Von der Leyen numa publicação na rede social Twitter.

De recordar que as mulheres ucranianas eram proibidas de combater antes da guerra, mas, após a invasão da Rússia, "não se importaram e começaram a juntar-se ao exército ainda assim", refere a presidente da Comissão Europeia.

"Não é apenas uma guerra na Ucrânia. É também uma guerra contra os direitos humanos e é uma guerra contra os direitos das mulheres", disse von der Leyen, na terça-feira, citando acusações da ONU de que "a Rússia usa a violação e a violência sexual como parte da estratégia militar na Ucrânia".

As mulheres ucranianas estão "a contra-atacar", declarou ainda.

Leia Também: No Dia da Mulher, Costa saúda "coragem" dos que "lutam pela igualdade"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas