A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, elogiou as mulheres ucranianas no âmbito do Dia Internacional da Mulher, que se celebra esta quarta-feira, destacando aquelas que se juntaram ao exército ucraniano para defender o país.
"Honro as mulheres que são uma inspiração para todos nós. As mulheres da Ucrânia. Aquelas que, ao ingressar no exército, partiram um teto de vidro ['glass ceiling'] sobre a cabeça dos invasores russos e aquelas que se tornaram forças inquebráveis para o bem, como Zelensky", refere Von der Leyen numa publicação na rede social Twitter.
On #IWD2023 I honour the women that are an inspiration to us all.
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) March 8, 2023
The women of Ukraine.
Those who, by joining the army, smashed a glass ceiling over the head of the Russian invaders,
And those who have become unbreakable forces for good, like @ZelenskaUA pic.twitter.com/ltGKxbkxQy
De recordar que as mulheres ucranianas eram proibidas de combater antes da guerra, mas, após a invasão da Rússia, "não se importaram e começaram a juntar-se ao exército ainda assim", refere a presidente da Comissão Europeia.
"Não é apenas uma guerra na Ucrânia. É também uma guerra contra os direitos humanos e é uma guerra contra os direitos das mulheres", disse von der Leyen, na terça-feira, citando acusações da ONU de que "a Rússia usa a violação e a violência sexual como parte da estratégia militar na Ucrânia".
As mulheres ucranianas estão "a contra-atacar", declarou ainda.
Leia Também: No Dia da Mulher, Costa saúda "coragem" dos que "lutam pela igualdade"