Bebé com parte de dedo amputada após erro ao remover ligadura no Brasil

A menina, que estava internada por uma picada de inseto infetada na testa, tinha uma ligadura na mão para evitar retirar o tubo que lhe fornecia antibióticos e soro na veia.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
16/03/2023 20:24 ‧ 16/03/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Brasil

Uma bebé de um ano e sete meses teve parte do dedo mindinho amputada, na terça-feira, devido a um erro na remoção de uma ligadura, no Rio de Janeiro, no Brasil.

A menina, que estava internada por uma picada de inseto infetada na testa, tinha uma ligadura na mão para evitar retirar o tubo que lhe fornecia antibióticos e soro na veia, numa unidade de saúde de São Gonçalo.

O incidente ocorreu na altura de retirar o curativo, tendo a enfermeira cortado Lara de Souza com uma tesoura, conta o g1.

A mãe da criança terá notado que esta sangrava, mas não se percebeu da gravidade da situação, segundo o mesmo meio.

Contudo, a bebé foi encaminhada à pressa para o bloco operatório, onde parte do dedo mindinho foi amputada.

"Quando alguém que não seja um familiar se aproxima, ela mete a mãozinha para o lado e grita: Dedo! Dedo! Dedo! Já tem um trauma", lamentou a avô da menina, que nem imagina "a dor que essa criança sentiu de ter amputado sem anestesia, sem nada, um dedo com a tesoura".

Os pais de Lara contactaram a Polícia Militar, para formalizar uma queixa. Contudo, aguardam que a criança tenha alta hospitalar, devido aos documentos médicos necessários.

Por seu turno, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo lamentou "o ocorrido", informando que a "profissional, uma técnica de enfermagem há 20 anos no município, foi imediatamente afastada até à conclusão da investigação que foi aberta para apurar o caso".

Leia Também: Brasil. Enfermeira administra laxante por engano e é suspensa de hospital

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas