O deputado ucraniano Oleksii Honcharenko, do partido Solidariedade Europeia, condenou, este domingo, a visita de Vladimir Putin a Mariupol na noite passada.
"O criminoso de guerra veio ver com os próprios olhos o genocídio que cometeu em Mariupol?", escreveu, na plataforma Telegram, questionando ainda: "Por que à noite? Está com medo?"
Na ótica de Oleksii Honcharenko, foi "um bom conto de fadas para russos estúpidos".
Mariupol tornou-se um símbolo mundial da guerra depois de as forças ucranianas terem resistido na siderúrgica durante quase três meses antes de Moscovo finalmente ter assumido o seu controlo em maio.
Recorde-se que presidente russo, Vladimir Putin, fez uma visita de trabalho à cidade de Mariupol, na primeira viagem de Vladimir Putin ao Donbass, no leste da Ucrânia.
Foi a primeira visita oficial do líder russo à região do Donbass, onde já decorriam combates com forças separatistas pró-russas desde 2014.
No sábado, Putin já tinha feito uma outra visita surpresa à Crimeia para assinalar o nono aniversário da anexação da península ucraniana pela Rússia em 2014.
No início de março, o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, também fez uma visita oficial a Mariupol para analisar as obras de reconstrução da infraestrutura na cidade.
Leia Também: Putin visita Mariupol na primeira visita surpresa ao Donbass ucraniano