"Numa carta convite dirigida aos estados-membros, hoje divulgada, o presidente do Conselho Europeu adiantou que Guterres junta-se aos participantes num almoço de trabalho na quinta-feira.
"Como em junho de 2021, espero que tenhamos um intercâmbio frutífero sobre as principais questões geopolíticas e desafios globais", referiu Charles Michel.
Posteriormente, no mesmo dia, será discutida a situação na Ucrânia, com a participação por videoconferência de Zelensky.
"Iremos, como sempre, reafirmar nosso compromisso inabalável de ajudar a Ucrânia. Isso inclui prosseguir o trabalho de responsabilização, através de ativos russos congelados, e mobilizar a comunidade global para uma ordem baseada nas regras internacionais", prosseguiu.
O presidente do Conselho Europeu afirmou que, desde a última reunião em fevereiro, tem havido um trabalho de aumento urgente de produção e entrega de armas para a Ucrânia.
"O nosso objetivo é fornecer à Ucrânia um milhão de munições nos próximos 12 meses e garantir o financiamento adequado. Para tal, teremos de tomar medidas para aumentar a capacidade de produção da indústria de defesa europeia", alertou.
Entre outros temas a abordar na reunião, a decorrer na quinta e sexta-feira, segundo Charles Michel, será também discutida a competitividade da União Europeia, aprofundamento do mercado único, política comercial, energia, migrações e a situação económica e financeira.
Leia Também: ONU denuncia degradação da situação humanitária em Bakhmut e arredores