O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, agradeceu esta terça-feira ao Reino Unido, por via de uma publicação na rede social Twitter, o envio de tanques Challenger para as tropas do país.
O governante, na referida publicação, disse ter sido "um prazer" experimentar um destes exemplares, lembrando que os mesmos, "fornecidos pelo Reino Unido, chegaram recentemente" a território ucraniano.
Oleksii Reznikov avançou, ainda, que estas "fantásticas máquinas irão, em breve, iniciar as suas missões de combate" - agradecendo, por isso, às autoridades britânicas pelo apoio militar prestado às forças ucranianas.
As declarações foram proferidas pelo governante ucraniano após ele próprio ter divulgado, na segunda-feira, que estes mesmos tanques britânicos - bem como outros veículos de combate provenientes da Alemanha e dos Estados Unidos - tinham já chegado ao país, com o intuito de reforçar os esforços de defesa de Kyiv.
It was a pleasure to take the first Ukrainian Challenger 2 MBT for a spin.
— Oleksii Reznikov (@oleksiireznikov) March 28, 2023
Such tanks, supplied by the United Kingdom, have recently arrived in our country.
These fantastic machines will soon begin their combat missions.
Thank you, @RishiSunak, @BWallaceMP, and the 🇬🇧 people. pic.twitter.com/zoCRmKdBnN
Desde o início da guerra, que se iniciou a 24 de fevereiro do ano passado, os países da NATO e da União Europeia apressaram-se a disponibilizar apoio financeiro, militar e humanitário para ajudar a Ucrânia a fazer face à invasão da Rússia. O país invasor, por outro lado, foi alvo de pacotes de sanções consecutivos (e concertados) aplicados pelos parceiros de Kyiv.
Até agora, mais de 8 mil civis já morreram, ao passo que mais de 13 mil ficaram feridos na sequência dos combates no terreno, segundo os cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU).
Leia Também: Ucrânia quer "desgastar" e "infligir perdas" nas tropas russas em Bakhmut