"O regulamento de utilização da terra, alteração do seu uso e silvicultura vai cobrir a emissão e remoção de CO2 da atmosfera no uso não agrícola de solos, árvores, plantas, biomassa e madeira. As emissões e remoções geradas são consideradas na meta global da UE para 2030", explica Bruxelas em comunicado sobre a medida adotada.
O regulamento faz parte do pacote "Fit for 55", que tem como propósito reduzir as emissões de gases com efeito de estufa entre os Estados-membros da União Europeia (UE) em 55% até 2030.
Esta nova diretriz faz parte da intenção da Comissão de que cada um dos 27 tenha uma meta estabelecida até 2030 e que entre 2026 e o final da década trabalhe de modo que a remoção de dióxido de carbono da atmosfera seja maior dos que emissões produzidas.
Em simultâneo, os Estados-membros aprovaram um outro regulamento sobre "partilha de esforços" que prevê a redução até 2030 das emissões de gases com efeito estufa até 40%, em comparação com 2005, para transportes domésticos marítimos e rodoviários, edifícios, agricultura, recolha de resíduos e pequenas indústrias.
O pacote ao qual os regulamentos hoje adotados dizem respeito tem como propósito reduzir drasticamente as emissões produzidas pelos 27 e estabelecer mecanismos para a transição 'verde'.
Leia Também: Itália pede à Comissão Europeia permissão para biocombustíveis