O antigo presidente brasileiro Jair Bolsonaro aterrou, esta quinta-feira, no Brasil, depois de três meses nos Estados Unidos. À sua espera, no Aeroporto Internacional de Brasília, estavam várias pessoas, que entoavam mensagens de apoio, contudo, o ex-chefe de Estado acabou por sair sem cumprimentar os apoiantes.
Recorde-se que o regresso de Bolsonaro ao Brasil já era aguardado, após ser confirmado na semana passada pelo Partido Liberal (PL), ao qual o antigo chefe de Estado aderiu para disputar as presidenciais que perdeu contra Lula da Silva. O voo comercial da companhia aérea brasileira Gol aterrou por volta das 06h49 (10h40 em Lisboa).
O ex-chefe de Estado participa ainda hoje num evento fechado, com a presença de familiares e aliados, segundo o PL.
Nas redes sociais, foram sendo partilhadas algumas imagens, incluindo um vídeo que mostra Bolsonaro a ser aplaudido no avião e outros no qual se ouvem os apoiantes a cantar o hino nacional, no aeroporto, e a entoar cânticos contra Lula da Silva.
Imagens falam mais que palavras.
— Fabio Wajngarten (@fabiowoficial) March 30, 2023
Boa viagem Pr @jairbolsonaro o Brasil amanhecerá mais forte e feliz. pic.twitter.com/1w8jccgeiy
VÍDEO | Apoiadores de Jair Bolsonaro cantam o Hino Nacional enquanto aguardam o ex-presidente no Aeroporto Internacional de Brasília.
— Conexão Política (@conexaopolitica) March 30, 2023
(: Reprodução/Redes Sociais) pic.twitter.com/pqIRhW5MAI
"Lula, ladrão, seu lugar é na prisão", cantam apoiadores de Jair Bolsonaro no Aeroporto Internacional de Brasília https://t.co/jDdNLmZ0OR pic.twitter.com/RkdVZHlEmB
— O Antagonista (@o_antagonista) March 30, 2023
Bolsonaro volta ao Brasil depois de três meses, muitas críticas e incertezas à vista.https://t.co/Bxrq5tu2eC pic.twitter.com/GAvlFR26th
— O Globo Política (@OGloboPolitica) March 30, 2023
O antigo presidente brasileiro havia dito que regressa ao país para "fazer política". "Está pré-marcado, para dia 30, pousar em Brasília às 7 horas da manhã. Está quase certo. Voltar com atividade normal. Vou trabalhar com o Partido Liberal. Vamos andar pelo Brasil e fazer política. Afinal de contas, o PL é um grande partido. Nós temos como manter de pé essa bandeira do conservadorismo que levantamos ao longo de quatro anos", afirmou.
Recorde-se que Jair Bolsonaro, que continua sem reconhecer a sua derrota eleitoral para Lula da Silva, esteve em Orlando, na Flórida, desde 30 de dezembro.
O ex-presidente viajou dois dias antes do fim do seu mandato, quebrando assim a tradição de passar a faixa presidencial para o seu sucessor na Presidência, no caso Lula da Silva, o seu maior adversário político.
De notar que Bolsonaro regressa ao Brasil na véspera de 31 de março, data em que militares celebram o golpe que deu origem à ditadura militar de 1964 a 1985. O antigo chefe de Estado terá que enfrentar as múltiplas investigações abertas contra si.
Entre outras acusações, Bolsonaro é investigado por alegadamente incitar os seus seguidores mais radicais a tentarem um golpe de Estado contra Lula da Silva, em 08 de janeiro, quando seus apoiantes invadiram e destruíram as sedes do Congresso, do Supremo Tribunal Federal e da Presidência da República, em Brasília.
[Notícia atualizada às 13h01]
Leia Também: Após três meses, Bolsonaro deixa EUA e regressa esta 5.ª-feira ao Brasil